Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Novos Apeadeiros da Linha do Vouga


A Linha do Vouga terá duas novas paragens no concelho de Aveiro. O apeadeiro de Azurva será relocalizado

A Linha do Vouga terá, no seu troço no município de Aveiro, dois novos apeadeiros, ambos na freguesia de Esgueira: nas imediações das escolas e nas Alagoas, junto à sede da AIDA - Câmara de Comércio e Indústria e ao Retail Park.

Para além da criação das duas novas paragens, acontecerá também a relocalização do apeadeiro de Azurva, na freguesia de Eixo-Eirol, que, segundo a Câmara, «passará para uma posição considerada mais favorável ao serviço da população e à proximidade do Parque Desportivo de Aveiro».

Estas alterações no mapa de estações da Linha do Vouga serão concretizadas no quadro de um acordo de cooperação envolvendo ainda as empresas públicas Infraestruturas de Portugal e CP – Comboios de Portugal e o município de Águeda. O acordo foi estabelecido para a «criação e relocalização» dos apeadeiros daquela via ferroviária.

Fonte: Diário de Aveiro


No projeto de Metro Aveiro publicado em 2020, esta sugestão já havia sido apresentada. Congratulamo-nos por ver que a solução será agora concretizada.



quarta-feira, 9 de julho de 2025

Estudo Prévio para a Reabilitação da Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca D’Alva


O Estudo Prévio para a Reabilitação da Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca D’Alva, já foi apresentado ao Município de Figueira de Castelo Rodrigo, por uma equipa da Infraestruturas de Portugal (IP).

Após a reunião, e depois de analisado pela Divisão de Obras da Câmara Municipal, o referido estudo prévio irá merecer parecer favorável, podendo, da parte da Câmara Municipal, a IP avançar para a fase seguinte, que é o projeto de execução, dando assim cumprimento à calendarização inicialmente prevista.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, mostrou-se satisfeito com o avanço do projeto, visto que considera este investimento “crucial não só para o concelho, como para toda a região, sendo uma alavanca muito importante para este território que precisa deste investimento que vem beneficiar muito o setor do turismo e a economia deste território do interior”, acrescentando que este “é um projeto de âmbito regional, com ambição nacional, que permitirá projetar internacionalmente e promover a coesão territorial”. O autarca de Figueira de Castelo Rodrigo considera este projeto prioritário para o país, apelando ao Ministro das Infraestruturas, para que também o coloque no topo da sua agenda, e que reconheça o seu potencial transformador para esta região e para Portugal.

Segundo o estudo da CCDR Norte, o investimento de 70 milhões de euros na reabilitação da linha entre o Pocinho e Barca D’Alva, vem trazer benefícios económicos, sociais e ambientais e vai beneficiar 22 municípios, criar mais de 4700 postos de trabalho na fileira do turismo durante o período de 26 anos, e vem representar um verdadeiro elevador social e económico, concretizando um avanço enorme na coesão territorial nacional.

Fotos: Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Fonte: Rádio Fronteira 106.9 FM Vilar Formoso


terça-feira, 20 de maio de 2025

Novos Apeadeiros - Linha do Vouga


As câmaras de Águeda e de Aveiro vão assinar um protocolo com a Infraestruturas de Portugal (IP) para a criação e relocalização de apeadeiros na Linha do Vouga, no troço entre Sernada do Vouga e Aveiro.

Em Águeda, vão ser criados apeadeiros na Alagoa e no Ninho de Águia, que distam 1.200 metros um do outro; vão ser relocalizados os apeadeiros da Aguieira (850 metros entre a localização atual, perto do campo do Mourisquense, ficando junto à povoação) e de Mourisca do Vouga (em 500 metros), permitindo neste caso “acompanhar o crescimento urbano que se verifica para norte da localidade”.

Leia o artigo completo na edição n.º 9379 de Soberania do Povo

Fonte: Soberania do Povo