Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Desmantelamento da via estreita na estação da Régua


A entidade gestora pela infraestrutura ferroviária procedeu recentemente ao desmantelamento da via algaliada de via estreita ferroviária na estação da Régua, infraestrutura ferroviária essa que permitia a ligação de todo o complexo ferroviário entre si de via estreita nesta estação, nomeadamente do lado sul da estação onde estão localizados os cais de embarque da linha do Corgo com todo o complexo operacional do lado norte da estação, onde se localizam outras linhas de estacionamento e operacionalização deste modo de exploração ferroviário, bem como a sua articulação com o lado este da estação, onde até agora seria possível articular todo este complexo ferroviário com o complexo oficinal da EMEF localizado em Corgo.

aqui a notícia completa. 

Fonte: EOL

1 comentário:

  1. Esta foi a última machadada na antiga Linha do Corgo.
    As cidades de Chaves e Vila Real só voltarão a ter comboio com um novo projeto com um novo traçado, que não passará forçosamente pela Régua e também não será em via estreita.
    Cada vez mais se afigura com a única solução o prolongamento da Linha de Braga e/ou Guimarães até Chaves. Aproveitando o antigo traçado da linha que levava o comboio até Fafe. Se o entroncamento com a antiga Linha do Corgo fosse em Vila Pouca de Aguiar, poderia ser criado um Ramal entre Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.
    Esta nova Linha poderia ser uma verdadeira Linha Transmontana, se a mesma fosse prolongada para além de Chaves até Bragança. Para uma melhor rentabilidade da linha, o ideal seria ligar Chaves a Mirandela e/ou Macedo de Cavaleiros e prosseguindo até Bragança através do antigo traçado da Linha do Tua. Se a ligação fosse entre Chaves e Macedo de Cavaleiros, poderia ser criado um ramal entre Macedo Cavaleiros e Mirandela.

    ResponderEliminar