Autoridade espanhola
da Concorrência autorizou serviço de comboios pretendido pela participada da
Deutsche Bahn.
A Comissión Nacional
de los Mercados y la Competencia (CNMC), entidade espanhola equivalente à
Autoridade da Concorrência em Portugal, autorizou hoje o serviço internacional
de passageiros em comboio entre A Corunha e o Porto solicitado pela Arriva,
empresa do gigante alemão Deutsche Bahn.
Esta autorização
significa que a CP e a Renfe, que têm um serviço partilhado de comboio nesta
linha de passageiros vão passar a ter concorrência acrescida.
“Se a Arriva
conseguir operar a linha no prazo previsto, poderá antecipar-se à empresa
pública Comboios de Portugal (CP), que planeia ligar também por via ferroviária
as cidades de Vigo e do Porto em 90 minutos a partir do 2020”, alerta o jornal
económico espanhol ‘Expansion’ na sua edição ‘online’.
A decisão da CNMC é
mais um passo no processo de liberalização do setor ferroviário a no espaço da
União Europeia.
Segundo o
‘Expansión, esta autorização da Concorrência espanhola ao transporte de
passageiros de comboio pela Arriva entre A Corunha e o Porto constitui “uma
ameaça para a Renfe, que colocou em marcha um ambicioso plano estratégico para
responder a este desafio”.
De acordo com o
‘Expansión’, “a luz verde da CNMC coincide com a decisão da Deutsche Bahn de
colocar à venda a empresa, por um valor estimado de 4.000 milhões de euros”.
“La CNMC não
encontrou na proposta de Arriva nenhum aspeto que altere as condições do
mercado ou coloque em risco o equilíbrio económico-financeiro da Renfe naquela
rotas onde o operador público [espanhol, a Renfe] presta serviço público (OSP).
De acordo com o
jornal espanhol, “o plano da Arriva contempla um novo serviço internacional de
passageiros entre A Corunha e o Porto, com paragens intermédias em Santiago de
Compostela, Vilagarcía de Arousa, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença do Minho e
Nine”.
“Este trajeto
ascende a 337 quilómetros com um tempo de viagem estimado de duas horas e 50
minutos”, acrescenta o ‘Expansión’.
“O serviço projetado
contempla oito frequências nos dias úteis e quatro nos feriados e fins de
semana. O serviço deverá começar em 2020, ano em que, segundo os seus planos,
os gestores de infraestruturas de Espanha e Portugal [respetivamente, a Adif e
a IP – Infraestruturas de Portugal] deverão ter concluído as obras para a
eletrificação total da linha”, adianta o ‘Expansión’.
Ainda segundo o
jornal espanhol, “a Arriva dispõe de um estudo de mercado com as perspetivas de
procura, que fariam desta rota internacional um serviço rentável”.
“A companhia não só
deverá aproveitar a sua boa implantação no norte da Galiza e no norte de
Portugal com transportes rodoviários, mas também o facto de o serviço
ferroviário ser deficitário na actualidade. Vigo é a única cidade que tem
ligação direta por comboio com a cidade portuguesa [Porto] e desde Madrid só se
pode chegar [ao Porto, por comboio] viajando primeiro para Lisboa”, explica o
‘Expansión’.
Fonte: Jornal Económico
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