A entidade gestora pela infraestrutura
ferroviária procedeu recentemente ao desmantelamento da via
algaliada de via estreita ferroviária na estação da Régua,
infraestrutura ferroviária essa que permitia a ligação de todo o
complexo ferroviário entre si de via estreita nesta estação,
nomeadamente do lado sul da estação onde estão localizados os cais de
embarque da linha do Corgo com todo o complexo operacional do lado norte
da estação, onde se localizam outras linhas de estacionamento e
operacionalização deste modo de exploração ferroviário, bem como a sua
articulação com o lado este da estação, onde até agora seria possível
articular todo este complexo ferroviário com o complexo oficinal da EMEF
localizado em Corgo.
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Fonte: EOL
Esta foi a última machadada na antiga Linha do Corgo.
ResponderEliminarAs cidades de Chaves e Vila Real só voltarão a ter comboio com um novo projeto com um novo traçado, que não passará forçosamente pela Régua e também não será em via estreita.
Cada vez mais se afigura com a única solução o prolongamento da Linha de Braga e/ou Guimarães até Chaves. Aproveitando o antigo traçado da linha que levava o comboio até Fafe. Se o entroncamento com a antiga Linha do Corgo fosse em Vila Pouca de Aguiar, poderia ser criado um Ramal entre Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.
Esta nova Linha poderia ser uma verdadeira Linha Transmontana, se a mesma fosse prolongada para além de Chaves até Bragança. Para uma melhor rentabilidade da linha, o ideal seria ligar Chaves a Mirandela e/ou Macedo de Cavaleiros e prosseguindo até Bragança através do antigo traçado da Linha do Tua. Se a ligação fosse entre Chaves e Macedo de Cavaleiros, poderia ser criado um ramal entre Macedo Cavaleiros e Mirandela.